Acreditamos que o papel da Escola é para além da aprendizagem curricular. É nossa missão oferecer oportunidades e experiências que permitam que a criança desenvolva pensamento crítico, autonomia e valores humanistas, baseados na igualdade, justiça e respeito.
A Quintal da Lagoa tem como referencial a abordagem sociointeracionista trazida pelo construtivismo. Mas nosso caminho passa também por outras abordagens que também privilegiam as relações e a construção humana.
Diversos educadores, pesquisadores e teóricos, tais como: Paulo Freire, Célestin Freinet, Darcy Ribeiro, Maria Montessori e Emmi Pikler, Loris Malaguzzi também alimentam e influenciam a prática e proposta da Escola Quintal da Lagoa. Entendendo que seus estudos e referenciais possibilitam a reflexão e construção de uma prática voltada para o cotidiano real do chão da escola, do que é vivenciado e experienciado com a primeira infância.
Através da Pedagogia da Escuta abordada pelo educador Loris Malaguzzi, trabalhamos com as “cem linguagens”, ou seja, com a multiplicidade de maneiras de expressar as experiências vividas, por meio da escrita, da oralidade, da corporeidade, da música, das artes, entre outras.
Nossa proposta pedagógica é organizada por meio de um currículo que enlaça a vida cotidiana, o brincar, a curiosidade e o olhar da criança para o mundo.
Nossos projetos podem surgir de um desejo nosso como instituição, do educador ou das nossas crianças. O educador tem como base uma escuta ativa e atenta para como as crianças aprendem e apreendem o conhecimento. Um trabalho com múltiplas fontes de pesquisa, registro e comunicação das descobertas em diferentes formatos.
Nossos projetos têm intencionalidade e mediação do educador. A escuta atenta traz elementos importantes para o trabalho. Entendemos os conteúdos da educação infantil como inaugurais considerando as etapas do desenvolvimento infantil. Esta maneira orgânica e sistêmica de conceber os conteúdos possibilita a construção de uma documentação pedagógica que estabelece o diálogo entre todos: criança, família, educador e comunidade.
Reconhecer o processo de aprendizagem da criança é a maneira mais potente e eficaz de valorizar a criança e a infância.
A Quintal da Lagoa tem como inspiração a Pedagogia da Escuta, apresentada pelo pedagogo italiano Malaguzzi. A escuta ativa do adulto permite que ele aprenda a acolher o mundo das crianças, para então oferecer as condições e ferramentas favoráveis para que ela possa crescer e aprender.
Os educadores assumem a consciência de que a escola é lugar para se fazer perguntas. É lugar de investigação, de curiosidades e pesquisas. Todas as crianças são vistas, reconhecidas e valorizadas em suas características individuais e únicas.
As relações na Quintal da Lagoa são parte fundamental. A partir dessa concepção sobre a infância e das relações que se estabelecem no nosso quintal, a criança se percebe reconhecida e nutrida.